Forumzinho Jaraguá ouve as crianças para saber o que elas pensam da cidade de São Paulo

Brincar de descobrir a cidade onde vivemos, brincando de construir a cidade que queremos. Esse foi o mote do Forumzinho Jaraguá, realizado no último sábado (1º), no Centro de Educação Milton Santos, na Zona Norte da cidade de São Paulo.

O que pensam as crianças do espaço que nos rodeia? Como elas percebem e o que querem para o ambiente em que vivemos? Para tentar responder a estas e outras questões afins, além de propor novos caminhos para os problemas da cidade, a equipe do Forumzinho se voltou exatamente para elas: as crianças.

Organizado e cocriado pelo Instituto Amiks, Design for Change Brasil e Serviraser, junto ao pessoal do CEI Milton Santos, o Forumzinho Jaraguá reuniu uma diversidade de pequenos cidadãos para, em várias atividades lúdicas e interativas desenvolvidas por estas instituições, colher ideias, percepções e propostas para a cidade de São Paulo.

O público alvo deste encontro se concentrou na própria comunidade do Jaraguá que, por meio da intensa divulgação do evento feita pelo CEI Milton Santos, com o material produzido pelo UnaComDesign, conseguiu reunir cerca de 100 pessoas, dentre elas 70 crianças, as quais entravam e saíam dos espaços onde rolavam as atividades como se estivessem num mundo mágico.

O Instituto Amiks foi responsável pela Refeisomos, simpática atividade que misturou contação de histórias e piquenique para conhecer a forma como as crianças se alimentam atualmente – O que comem? O que preferem comer? Onde comem? Com quem?.

Depois de uma divertida contação de histórias do Amiks, que abordava os momentos de refeição , as crianças podiam participar da preparação de um lanche natural (e saboroso!) para devorá-lo no piquenique armado no jardim da escola, vivenciando uma roda de conversa divertida sobre o tema, sendo tudo registrado para sistematização posterior.

A atividade da Design for Change, nomeada Um dia na vida de…, abordou uma questão básica: a cidade de São Paulo está preparada para pessoas com necessidades especiais? Para instigar essa pergunta nas crianças, o pessoal da ONG se valeu de vários artifícios para que os pequenos sentissem a experiência de ser um deficiente visual, um deficiente físico ou um idoso: vendas nos olhos para não ver, cadeira de rodas para não andar e elástico entre os pés para se locomover com dificuldade.

E como criança gosta mesmo é de brincar, o Serviraser reuniu a galerinha na Atividade do Brincar, cujo espaço ainda teve contação de histórias e rodada de entrevistas com as crianças sobre o que eles gostariam de ter em suas comunidades para brincar.

Além das atividades das ONGs, as meninas da organização do CEI Milton Santos armaram uma ciranda no centro do jardim da escola para a integração de todos os presentes, também como espaço de escuta lúdica sobre os anseios para a cidade.

Ainda foram montadas duas salas de projeção com filmes relacionados à temática, com o apoio do Kinoforum, e uma Sala dos Sonhos, para que as crianças pudessem construir com desenhos, brinquedos de montar, sucatas e colagens, a cidade ideal para se viver.

 

 

Exposição Energia – Sesc Itaquera

No dia 05 de maio, os Amiks e as crianças do Lar Dona Cotinha aproveitaram o sábado de sol na exposição Energia no SESC Itaquera.
A exposição apresenta, de forma lúdica e interativa, todo o universo da energia e seu impacto nas vidas dos seres humanos. Fomos recebidos por monitores super atenciosos e cheios de informações que não escaparam aos olhinhos e ouvidos curiosos da criançada.
O espaço nos proporcionou diversas experiências sensoriais e marcantes para as nossas mentes, transmitindo a importância do uso consciente dos nossos recursos.
 E ai, vamos cuidar do nosso planeta?

IMPORTANTE!

O Lar Dona Cotinha, principal parceiro do Instituto Amiks*, passou por algumas questões bastante complicadas no ano passado e fechou a sua Unidade II, que contava com o apoio da prefeitura. Por causa da demissão das educadoras que trabalhavam por lá, o lar acumulou uma dívida imensa e está impedido de acolher novas crianças até a regularização da situação – hoje o lar abriga apenas 7, apesar da sua estrutura física excelente, sub-utilizada atualmente.

O Amiks decidiu então direcionar os seus esforços para auxiliar na captação dos recursos necessários nesses meses de maior aperto, para inclusive poder dar continuidade às suas atividades educativas no lar. As dívidas que vencem em abril somam cerca de 20 mil reais. 

Como ajudar? 
Espalhe por aí: a doação de qualquer quantia é válida (10, 20, 50, 100, 1.000 reais). E aqueles que conhecem quem possa contribuir com mais – empresas, por exemplo, por favor ajudem-nos nessa divulgação. O importante é multiplicar!

O total captado de hoje ao dia 19 de abril será integralmente repassado ao Lar Dona Cotinha para o pagamento de suas contas. E na semana do dia 23, enviaremos a todos o total arrecadado por meio dessa ação.

Quem precisar de recibo da doação é só nos enviar o comprovante e os dados para este e-mail.

E aqueles que tenham interesse em se contribuir mensalmente para a manutenção das atividades do lar, entre em contato que explicaremos as possibilidades.

Instituto Amiks
CNPJ 12.878.980/0001-09
Banco Itaú – Ag 8755 – C/C 00882-1


Agradecemos a todos por qualquer ajuda!
 
Instituto Amiks é uma organização sem fins lucrativos (OSCIP) que contribui para o desenvolvimento humano de crianças e jovens, com base em cultura e educação.
** Lar Dona Cotinha é um abrigo localizado na Mooca, estabelecido há 19 anos, com o potencial de abrigar cerca de 50 crianças e jovens e que também realiza projetos culturais e artísticos com toda a comunidade escolar do seu entorno.

Programa Internacional de Liderança WYSE

 

Em parceria com a WYSE Internacional e o Centro de Psicossíntese de São Paulo, o Instituto Amiks participa da realização do 2º Programa Internacional de Liderança no Brasil, que acontecerá de 08 a 19 de janeiro de 2012, no Espaço Natureza Arco-Íris.

 

O Amiks contribuiu com todo o planejamento, divulgação, captação de recursos e interlocução com mais de 180 jovens de mais de 45 países que manifestaram interesse em participar do programa. Destes, 30 jovens estarão conosco nesses 12 dias de imersão, vivenciando um programa baseado na Psicossíntese, promovendo o desenvolvimento humano, com consciência, por meio de uma comunidade de aprendizagem diversa. Alinhado com os objetivos do núcleo Encarando o Futuro, o programa possibilita aos jovens um espaço de autoconhecimento, com visão integrada, para elaboração de um plano de ação, a partir do potencial de cada um.

 

A WYSE Internacional é uma organização sem fins lucrativos, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), especializada em educação de valores e liderança de jovens, com uma abordagem educacional inspiradora e estimulante, visando a promoção da paz. O Programa Internacional de Liderança acontece há mais de 20 anos, com jovens de mais de 110 países ao longo desta trajetória.

 

Aproveitamos este espaço para agradecer a todas as pessoas e organizações que fizeram parte de alguma maneira deste projeto, contribuindo para a sua efetiva realização. Sem pessoas dedicadas e sem os recursos disponíveis, não seria possível viabilizar a vinda dos jovens, dos facilitadores e da equipe de apoio, também de países diversos e que dedicam esses 12 dias de trabalho voluntário para o desenvolvimento destes jovens.

 

Projeto Educadoras – Centro de Psicossíntese de São Paulo

A realização das nossas atividades nesses últimos anos nos mostrou, naturalmente, a necessidade de alinhamento do nosso trabalho com o dia a dia das crianças e jovens do Lar Dona Cotinha.

 

Estas crianças e estes jovens, fora do horário escolar, passam a maior parte do tempo no Lar, interagindo entre si e com as educadoras, que são as responsáveis por todos os cuidados, desde alimentação, saúde e educação. Estas educadoras são as pessoas mais presentes na vida destas crianças e, portanto, tornam-se referência e influenciam diretamente o seu desenvolvimento.

 

Surge então o projeto Educadoras que, na primeira fase, visa contribuir para o desenvolvimento pessoal das educadoras do Lar Dona Cotinha, por meio do autoconhecimento, buscando uma melhor interação do grupo entre si e, consequentemente, uma melhor relação com as crianças e jovens moradores do lar.

 

Este projeto só foi possível pela consolidação de uma parceria com o Centro de Psicossíntese de São Paulo (CPSP), que desenvolveu um programa especialmente focado em mulheres e trabalhou voluntariamente com este grupo piloto. Quatro terapeutas experientes facilitaram dois grupos de educadoras, envolvendo desde a diretoria à administração do Lar, incluindo a equipe de apoio e de cozinha. Foram cerca de 20 educadoras que participaram de 8 encontros quinzenais na própria sede do CPSP.

 

Gostaríamos de agradecer às terapeutas e a todo suporte do CPSP para realização deste projeto!

 

Prevemos a continuidade do trabalho no ano de 2012 para, numa etapa futura, desenvolvermos um programa focado em conhecimentos específicos, nas áreas de pedagogia e psicologia infantil.

Amiks em alta velocidade!

Amiks no Serviraser

No próximo domingo, dia 21 de agosto, acontecerá uma vivência gratuita de apresentação do Serviraser.

Será das 10h às 12h, na Casa das Rosas e os Amiks estarão lá com as crianças do Lar Dona Cotinha.

Tragam as suas crianças também, é gratuito!

   Serviraser é uma oficina de artes integradas para crianças de 04 a 07 anos.

(clique na imagem para aumentar)

  • Navegue:

  • Galeria de fotos

    Festa da Família CEI Milton Santos Jaraguá

    Festa da Família CEI Milton Santos Jaraguá

    Festa da Família CEI Minton Santos Jaraguá

    Festa da Família CEI Minton Santos Jaraguá

    Festa da Família CEI Minton Santos Jaraguá

    Festa da Família CEI Minton Santos Jaraguá

    Festa da Família CEI Minton Santos Jaraguá

    Festa da Família CEI Minton Santos Jaraguá

    Festa da Família CEI Minton Santos Jaraguá

    Festa da Família CEI Minton Santos Jaraguá

    Mais fotos